exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nintendo NX chega em março do próximo ano

A nova consola da Nintendo vai ser lançada globalmente dentro de pouco menos de um ano. É o que se pode ler no relatório financeiro da Nintendo, que, apesar de ter diminuido a faturação, apresentou mais lucros que no ano anterior.

  • 333

O ano fiscal da Nintendo acaba em março e ontem a empresa japonesa prestou contas aos acionistas. Mais do que os resultados, a grande notícia está numa nota de rodapé: «For our dedicated video game platform business, Nintendo is currently developing a gaming platform codenamed “NX” with a brand-new concept. NX will be launched in March 2017 globally». Ou seja, a próxima consola doméstica da Nintendo, que virá substituir a atual Wii U, vai ser lançada em março do próximo ano. Um lançamento que será global.

Com base nas parcas informações e nos muitos rumores disponíveis, espera-se que a NX seja uma máquina poderosa, com performance gráfica acima da Xbox One e Playstation 4, que deverá ser capaz de funcionar em casa ou fora dela (sistema móvel, ainda longe de estar confirmado). As patentes da Nintendo já divulgadas apontam para um comando inovador, que junta características de ecrã tátil com botões físicos num formato semelhante a um joypad mais tradicional.

Relativamente aos resultados financeiros propriamente ditos, a relatório aponta para vendas líquidas de 504,5 mil milhões de ienes (cerca de 4 mil milhões de euros), um valor ligeiramente abaixo dos quase 550 mil milhões de ienes (cerca de 4,4 mil milhões de euros) conseguidos no ano anterior. Ainda assim, os resultados operacionais melhoraram, atingindo quase 33 mil milhões de ienes (cerca de 262 milhões de euros), um valor acima dos 24,7 mil milhões de euros do ano transato. Uma melhoria conseguida à custa da redução da despesa.

  • 333