exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

PJ lança buscas em casas de suspeitos de ciberataques contra o Estado

Mais de 20 locais foram alvo de buscas da PJ durante esta manhã. A operação está relacionada com ciberataques levados a cabo contra servidores do Estado.

  • 333

Hugo Séneca

A Polícia Judiciária e o Ministério Público desencadearam uma operação de busca em em vários pontos do País. Segundo a SIC Notícias, as buscas têm por alvo suspeitos de ataques informáticos contra organismos do Estado. Foram constituídos 16 arguidos, com idades compreendidas entre os 15 e os 30 anos de idade.

O Expresso revela que a operação que está em curso foi batizada de Caretos 2 – e deverá ser encarada como um segundo episódio da operação que, em fevereiro, levou à detenção de sete suspeitos de ciberataques reivindicados pelos Anonymous.

As buscas têm por objetivo apurar a autoria de crimes de de acesso ilegítimo, de dano informático, de sabotagem informática e ainda de associação criminosa, informa a Procuradoria Geral da República.

No passado dia 25 de abril, alguns dos servidores de organismos do Estado voltaram a ser atacados em operações mais ou menos divulgadas pelas diferentes “células” portuguesas que se identificam com o movimento Anonymous. A PJ confirma que a Caretos 2 também terá como motivação investigar estes ataques.

  • 333