exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

IRS: contribuintes afetados por bug podem entregar nova declaração

Os casais que se guiaram pelo simulador do Portal das Finanças, quando tinha um bug nos cálculos, podem apresentar uma nova declaração de rendimentos.

  • 333

Hugo Séneca

Os contribuintes que se guiaram pelo simulador do Portal das Finanças quando ainda estava com um bug vão poder apresentar a declararação de IRS novamente .

«Todos os contribuintes afetados por esta situação e que tenham, com base na simulação efetuada, optado pela tributação separada ou conjunta, consoante o que se mostrou ser mais favorável, poderão entregar uma nova declaração sem qualquer coima associada para que não sejam prejudicados de forma alguma»,fez saber o Ministério das Finanças em resposta enviada para a Rádio Renascença.

A possibilidade de entrega de uma segunda declaração de IRS surge na sequência da descoberta de um bug no simulador disponibilizado pelo Portal das Finanças. A SIC, que deu a notícia em primeira mão, revela que o simulador poderá ter lesado vários casais em centenas de euros, ao apresentar cálculos que não correspondiam à realidade. Com base nestes cálculos, os casais terão optado por apresentar as declarações de IRS em separado ou conjuntamente, a fim de garantir uma situação fiscal mais favorável.

O Ministério das Finanças garante que o bug foi eliminado logo no primeiro dia de entrega das declarações.

  • 333