exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Meo é o primeiro operador a ter box para serviço 4K

A Meo revelou hoje uma box desenhada de raiz para o serviço de Ultra Alta Definição. O operador português é o primeiro a desenvolver e a colocar no mercado um dispositivo deste tipo. A MeoBox 4K vai estar disponível a clientes fibra e pode ser subscrita com uma oferta promocional de um televisor de Ultra Alta Definição.

  • 333

Exame Informática

A nova box da Meo desenhada para o 4K

A nova box da Meo desenhada para o 4K

PT Portugal

Alexandre Fonseca, CTO da PT Portugal, explicou à Exame Informática as especificações da box

Alexandre Fonseca, CTO da PT Portugal, explicou à Exame Informática as especificações da box

PT Portugal

Luís Nascimento, responsável pela área de consumo da PT Portugal, referiu que este era o momento certo para "democratizar o acesso ao 4K"

Luís Nascimento, responsável pela área de consumo da PT Portugal, referiu que este era o momento certo para "democratizar o acesso ao 4K"

PT Portugal

Os jogos mais importantes do Euro2016 vão ser mostrados em 4K num canal da RTP

Os jogos mais importantes do Euro2016 vão ser mostrados em 4K num canal da RTP

christophe.guerreiro

A Exame Informática viu hoje aquela que é a primeira set-top box desenhada para um serviço de televisão de Ultra Alta Definição. Um processo de desenvolvimento que contou com dois anos de aperfeiçoamento tecnológico. A caixa tem um processador de última geração da Broadcom com capacidade para o exigente processamento local das imagens em formato 4K. Além disso, o dispositivo integra um disco rígido amovível de 1 TB de capacidade e 4 antenas Wi-Fi com norma AC. Ou seja, pode antever-se que o operador poderá facilitar a ligação entre a box e router utilizando uma ligação sem fios – ao contrário do cabo de rede utilizado hoje.

Esta é, segundo Alexandre Fonseca, CTO da PT Portugal, “a primeira box 4K, no mundo, certificada pela Mediaroom a estar disponível na oferta de um operador”.

É importante referir, para quem esteja a equacionar adquirir um dos televisores 4K mais recentes, que a box agora apresentada já suporta HDR (High Dynamic Range – Grande Intervalo dinâmico) uma tecnologia que está a ser integrada nos painéis mais avançados.

Pormenores do serviço

O serviço que inclui a MeoBox 4K (que tem um custo mensal de €5,5) vai estar disponível aos clientes que utilizam fibra. Novos clientes não pagam a box durante dois meses. Este serviço vai ter outra modalidade singular: todos os clientes (novos ou atuais) que subscrevam o serviço vão poder comprar um televisor 4K de 43”, da Samsung. Esta é a primeira vez, em Portugal, que um operador oferece um bundle onde junta o pacote de serviços de televisão com a compra de um televisor. A mensalidade para a compra do equipamento da Samsung é de €13,99.

Luís Nascimento, CSO /B2C, da PT Portugal, explicou as razões que levaram o operador a lançar o serviço neste momento: “Esta é a oportunidade para começar a democratizar o serviço 4K. E fazemo-lo quando há eventos desportivos de grande dimensão que vão ser transmitidos com esta qualidade de imagem, num momento em que começamos a ter conteúdos 4K disponíveis em exclusivo na nossa plataforma e quando avançamos com dois canais que já transmitem, também, em Ultra Alta Definição”.

A PT Portugal junta, assim, ao hardware (à box) alguma oferta de conteúdos, como, por exemplo, os 8 jogos mais importantes do Euro 2016 que vão ser transmitidos em 4K no canal RTP 4K (que não é um exclusivo deste operador).

Em termos de conteúdos exclusivos, a plataforma da Meo tem uma app onde existem alguns vídeos em 4K e a oferta de canais vai integrar o MCS TV 4K e o Hispasat 4K. Ambos com conteúdos diversos nesta resolução.

Questionado sobre a sobrecarga que a transmissão de conteúdos 4K tem na infraestrutura de rede da Meo e a possibilidade de o operador não conseguir entregar a todos os clientes a melhor experiência da Ultra Alta Definição, Alexandre Fonseca foi claro: “Temos fibra até casa dos clientes e com a nossa tecnologia NG-PON a questão de estar a entregar conteúdos com taxas de transferência dos 16 a 25 Mbps não é tema. Estamos totalmente capacitados para o fazer independentemente do número de clientes que utilize este serviço. Aliás, se for necessário podemos utilizar a nossa tecnologia única a nível mundial, a NG-PON2, que permite as maiores velocidades atualmente possíveis em fibra ótica”.

  • 333