exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Site vai publicar documentos de Snowden

O site The Intercept vai publicar vários documentos internos da NSA que podem ajudar outros jornalistas a realizar investigações paralelas e vai partilhar informações suplementares com alguns órgãos de comunicação social.

  • 333

guardian.co.uk

O The Intercept conta com Glenn Greenwald, Laura Poitras e Jeremy Scahill como editores e foi fundado em 2014 com o objetivo de informar o público sobre os documentos revelados por Edward Snowden, o ex-analista da NSA. O site anunciou agora duas iniciativas que irão trazer mais luz sobre as práticas da agência de espionagem da NSA e das suas congéneres mundiais.

A página vai divulgar primeiro 166 documentos da SIDToday, a newsletter interna da NSA, onde são revelados temas secretos e outros mais triviais, como viagens ou férias, explica o Engadget.
Numa segunda iniciativa, o The Intercept vai ainda partilhar documentos com outros órgãos como o Washington Post, o The New York Times ou o The Guardian.

Esta divulgação vai ajudar outros jornalistas interessados a conduzir as suas investigações, sob uma perspetiva mais adequada aos seus países. Muitas das revelações bombásticas provenientes dos documentos de Snowden vieram mesmo destas newsletters, explica Greenwald.

  • 333