exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Comarca de Sintra experimenta geração 2.0 dos tribunais

Cisco, Microsoft e Samsung vão equipar a comarca de Sintra com tecnologias que prometem agilizar os procedimentos de um tribunal.

  • 333

Hugo Séneca

Anabela Pedroso, Secretária de Estado da Justiça, assinou um protocolo com a Cisco, Microsoft e Samsung com o objetivo de testar na Comarca de Sintra várias tecnologias que prometem aumentar a eficiência dos vários procedimentos executados dentro de um tribunal.

A Cisco participa no protocolo relativo ao projeto Tribunal+ com o fornecimento de equipamentos que permitem o acesso à Net por Wi-Fi e ecrãs de alta definição para videoconferências.

A Microsoft deverá fornecer ainda ferramentas de análise de indicadores de gestão, de transcrição de áudio para texto e gestão de salas de audiência. O protocolo prevê ainda o uso de plataformas da Microsoft que asseguram a gestão de áudio e vídeo para as audiências e inquirições, e a conversão da secretaria do tribunal num ambiente de trabalho digitalizado. «A parceria com a Microsoft estende-se ainda ao Espaço Inovação da Justiça, um espaço de partilha de boas práticas, com o objetivo de obter, através da promoção do conhecimento, de novas tecnologias e de inovação, um impacto positivo para uma Justiça mais ágil, transparente, humana e mais próxima do cidadão», refere o Ministério da Justiça em comunicado.

A Samsung participa no protocolo com ferramentas de mobilidade e sinalética digital. O protocolo prevê ainda o uso de ferramentas de atendimento e gestão de filas da Proside.