exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

UPTEC lança concurso para startups ecológicas

O que podem as tecnologias fazer pela natureza? O UPTEC conta receber algumas respostas promissoras até 22 de junho.

  • 333

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) anunciou um concurso para ideias de negócio tecnológicas que preservam a natureza e as boas práticas ecológicas. O concurso, que dá pelo nome de ClimateLaunchPad, resulta da adaptação ao mercado nacional da maior «competição do mundo na área da inovação associada ao clima», que arrancou em 2014 na União Europeia, explica um comunicado do UPTEC.

O concurso de ideias tem o apoio da Sociedade Portuguesa de Inovação. As candidaturas fecham a 22 de junho.

«Os projetos selecionados para o programa receberão apoio na gestão e validação da ideia de negócio, treino de pitch e acesso à rede europeia de contactos da Climate-KIC. A participação garante, ainda, a oportunidade de frequentar um bootcamp de dois dias com um formador certificado, sessões de mentoria, e de apresentar o negócio a um painel de especialistas nacionais e internacionais», refere o UPTEC.

Os três melhores classificados do concurso organizado pelo UPTEC garantem a possibilidade de disputar a final europeia em Tallin, Estónia, a 7 e 8 outubro. O vencedor da competição europeia habilita-se a um prémio de 10 mil euros.

  • Uma ligação à Internet e uma impressora 3D são suficientes para qualquer um fazer uma arma de fogo. Mas há perigos escondidos e a PSP ajudou-nos a revelá-los. Este mês falámos com a investigadora portuguesa que pode revolucionar o mundo das baterias e destacamos os testes ao Huawei P10 Plus, Nintendo Switch e TVs 4K abaixo dos €1000.