exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Criadores de ransomware “perfeito” entregam chave de encriptação

Os hackers que criaram um ataque de ransomware considerado perfeito e sem falhas entregaram a chave de encriptação sem qualquer argumentação. Bastou que um investigador da ESET a pedisse.

  • 333

Os hackers da TeslaCrypt publicaram a chave de encriptação do malware que tinham criado para sequestrar os dados dos utilizadores e só os libertar mediante o pagamento de um resgate. Aparentemente, a equipa vai terminar as suas atividades e, quando recebeu o pedido de um investigador da ESET, decidiu entregar a chave de encriptação sem qualquer dificuldade. Com essa informação, os investigadores da ESET criaram uma ferramenta gratuita que permite a qualquer utilizador afetado recuperar os seus dados, explica o Engadget.

As recomendações de segurança para evitar cair nas garras do ransomware passam por manter o sistema operativo atualizado, instalar soluções de anti-vírus e, uma medida para minimizar os efeitos, criar cópias de segurança com regularidade.

  • 333
  • O ataque WannaCry, que sequestrou dados de milhares de computadores em todo o mundo, veio dar razão aos alertas dos especialistas em segurança que têm vindo a alertar constantemente para o crescimento e perigos deste tipo de ataque. Felizmente, como acontece com a esmagadora maioria do malware, há formas de evitar esta e outras "infeções"