exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google tenta fazer arte com inteligência artificial

A Google quer construir um sistema de inteligência artificial capaz de produzir obras de arte. O projeto vai arrancar a 1 de junho e já tem nome: Magenta.

  • 333

O projeto de investigação da Google já envolve seis académicos e a empresa quer convidar outras instituições a estar presentes e a ajudar a resolver problemas relacionados com máquinas criadas para pensar de forma criativa.

O Magenta vai procurar criar algoritmos capazes de produzir primeiro música, depois vídeo e por fim outras formas de arte visual, explicou Douglas Eck, um dos investigadores, à Popular Science. Eck não esconde que a inspiração para este projeto foi a Google Deepdream, a máquina de inteligência artificial que cria representações dos sonhos dos utilizadores. O projeto Magenta vai usar modelos de aprendizagem profunda e a TensorFlow, a plataforma de inteligência artificial open source da Google. O projeto será de código aberto, o que permite a outros investigadores também desenvolver o seu código e partilhar com a comunidade.