exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Meo: primeiros telemóveis holográficos chegam a Portugal em 2017

O grupo que detém a PT garantiu um acordo de parceria que promete colocar o mercado português na linha da frente dos telemóveis com ecrãs holográficos. Selfies 3D e manipulação de objetos virtuais poderão virar moda em breve

  • 333

Hugo Séneca

A Altice e a Leia assinaram um acordo que prevê trazer para Portugal os primeiros telemóveis com ecrãs holográficos no final de 2017. Com esta parceria, a Meo garante um lugar no pelotão entre as primeiras marcas europeias que terão capacidade para desenvolver e comercializar smartphones capazes de reproduzir imagens holográficas.

Em comunicado, as duas empresas informam que o acordo agora anunciado pretende tirar partido do potencial da plataforma da Leia e dos conteúdos da Altice. Selfies 3D, vídeos 3D ou jogos interativos figuram no leque das várias funcionalidades que podem vir a beneficiar da inclusão da holografia em telemóveis.

A tecnologia da Leia é suportada por componentes de hardware e software que permitem explorar os mais recentes avanços na área da fotónica. «A empresa disponibiliza ecrãs para smartphones com a capacidade de sintetizar hologramas 3D dinâmicos e reconhecimento táctil, para permitir a manipulação virtual de objetos no ar», refere o comunicado das duas empresas, dando um exemplo daquilo que é possível fazer com a holografia.

  • 333