exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Buscas nos escritórios da Google em Paris

As autoridades francesas desconfiam de que a Google não está a cumprir as obrigações fiscais naquele país e realizaram buscas hoje de manhã nos escritórios da empresa em Paris.

  • 333
O ícone oficial da Google

O ícone oficial da Google

Mais de cem investigadores terão estado presentes nas instalações da Google em Paris desde as cinco da manhã, hora local. Em causa está uma investigação sobre o pagamento de impostos da empresa no país. As autoridades indicaram, em fevereiro, que a Google devia mais de 1,6 mil milhões de euros em impostos atrasados, noticia o Engadget.

Há várias empresas tecnológicas norte-americanas a braços com a justiça europeia sobre a questão do pagamento de impostos: recorde-se que a Apple foi multada em 347 milhões de dólares em Itália e que a Google UK já teve de pagar também 185 milhões de dólares ao governo britânico.

As autoridades francesas acreditam que a sede europeia da Google, na Irlanda, não está a cumprir as suas obrigações fiscais. Do lado da Google, os responsáveis enviaram um comunicado dizendo que cumprem a lei francesa e que estão a colaborar com as autoridades na resposta às suas questões.