exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Portugal vai estrear vídeo árbitro no jogo da Supertaça

A Federação Portuguesa está integrada num lote restrito de seis países que irão testar o vídeo árbitro. A tecnologia será usada na Supertaça e em alguns jogos da Taça de Portugal, sendo que pretende ajudar a equipa de arbitragem a decidir sobre a validação de golos, marcação de penáltis ou expulsão de jogadores.

  • 333

Paulo Matos

Já em Janeiro tínhamos dado conta da possibilidade de Portugal ser um dos primeiros países a contar com o vídeo árbitro e agora a notícia confirmou-se. A FIFA anunciou que o nosso país será um dos primeiros seis a recorrer a este tipo de tecnologia, juntamente com a Alemanha, Áustria, Brasil, Holanda e Estados Unidos.

A primeira competição a usar o vídeo árbitro será a Supertaça, o jogo que marca o início oficial da próxima época e que irá opor o Benfica ao Braga no dia 7 de agosto, avança o Jornal de Notícias. A tecnologia será igualmente utilizada em algumas partidas da Taça de Portugal.

Contudo, há que salientar que as próximas duas épocas farão parte de um período experimental, no fim do qual será feito um balanço em que se identificam as respetivas vantagens e desvantagens. Só depois dessa data será decidido se a implementação será definitiva.

Como recorda o Engadget, o vídeo árbitro pretende ajudar a equipa de arbitragem a tomar decisões referentes à validação de golos, marcação de penáltis e expulsões.