exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Ciclo de vida dos smartphones sobe para 2,5 anos e vendas baixam

Em 2010, o mercado de smartphones cresceu 70%. Este ano ficará pelos 7%. A Gartner diz que as vendas destes telefones não voltarão a crescer a dois dígitos e um dos principais motivos é o facto de, no segmento de topos de gama, o ciclo de vida dos terminais estar a aumentar.

  • 333

Paulo Matos

As vendas mundiais de smartphones vão crescer 7% este ano, atingindo as 1,5 mil milhões de unidades. Os números são avançados pela Gartner, que os compara com os 14,4% do ano passado para salientar que as vendas já não voltarão a crescer a um ritmo de dois dígitos por ano.

«O mercado de smartphones já não voltará a crescer aos níveis registados nos últimos sete anos», afirma Roberta Cozza, investigador da Gartner. Recorde-se que o maior crescimento foi registado em 2010, com 73%.

Atualmente, o mercado de smartphones já atingiu uma taxa de penetração de 90% nas regiões maduras (Europa Ocidental, América do Norte, Japão e alguns países da Ásia/Pacífico). A juntar a isso, os utilizadores destas regiões também não estão a trocar de telemóvel com o mesmo ritmo, ou seja, o ciclo de vida de smartphones de topo de gama subiu para os 2,5 anos e essa tendência deverá manter-se nos próximos cinco anos.

  • 333