exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Portugueses querem usar tecnologia para auxiliar idosos

Quatro jovens de Coimbra lançaram uma campanha de Crowdfunding para recolher investimentos para terminar o desenvolvimento do OneCare Dori, uma solução para ajudar os idosos a lembrar-se de tomar medicação, por exemplo.

  • 333

Os quatro jovens precisam de 15 mil euros para terminar o desenvolvimento do OneCare Dori e viraram-se para a angariação de fundos na comunidade. «Fizemos um cocktail de tecnologias que permite a utilização simplificada do sistema por parte dos idosos e dos seus cuidadores. Os lembretes interativos são acionados automaticamente no formato de uma chamada de voz personalizada para o telefone fixo ou móvel do idoso, enquanto o cuidador recebe as notificações e alertas no smartphone em tempo real», explicam os jovens investigadores em comunicado de imprensa.

O objetivo é lembrar os mais seniores de quando devem tomar a medicação regular, medir a tensão arterial, controlar a diabetes ou outras tarefas diárias.

A recolha de fundos está a ser feita através do Indiegogo e há mais informações no site preparado para o produto www.dori.pt.

  • 333