exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Testes misteriosos podem causar falhas no sistema GPS

As autoridades dos EUA alertaram que os militares vão conduzir alguns testes durante este mês e que podem causar interrupções no sistema de GPS na Costa Oeste.

  • 333

O sistema de GPS poderá sofrer falhas ou interrupções durante seis horas por dia durante este mês. A FAA, autoridade que regula a aviação nos EUA, avisou que irão decorrer alguns testes, embora não tenha concretizado quais, que poderão afetar o sistema de navegação.

A FAA alertou os pilotos de que nos dias 7, 9, 21, 23, 28 e 30 de junho durante seis horas o sistema de GPS poderá não estar a operar a 100%. Em terra, não se devem notar as consequências deste teste, explica o Gizmodo.

Os testes que podem provocar estas anomalias vão realizar na zona de uma base naval no deserto do Mojave, mas a Marinha dos EUA não teceu qualquer comentário. «Não posso entrar em grandes detalhes sobre os testes. Trata-se de testes genéricos sobre o nosso alcance», disse Deidre Patin, responsável pelas realões públicas na Marinha.

A Area 51 ficar próxima desta base e o silêncio das autoridades podem ajudar a fazer crescer teorias da conspiração sobre o que pode a Marinha estar a preparar.

  • 333