exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple quer alterar regras da App Store

A App Store revolucionou a forma como compramos software e a empresa da “maçã” quer voltar a fazer o mesmo. Espera-se o anúncio de novidades durante a WWDC que começa na segunda-feira.

  • 333

Entre as principais novidades da App Store estão uma forma diferente de partilhar as receitas com os programadores e a introdução da pesquisa de anúncios na loja online. Phill Schiller, vice-presidente para o Marketing da Apple, disse em entrevista ao The Verge que a empresa vai mudar a forma como partilha receitas com os programadores, passando de um modelo de 70-30 para outro de 85-15, para quem tenha apps que exijam uma subscrição e que o utilizador mantenha durante mais de um ano. Os programadores vão poder escolher se querem disponibilizar as suas apps como uma subscrição, embora a Apple alerte que este nem sempre será o melhor caminho para todos os casos.

Este incentivo poderá fazer com que o segmento da venda de apps seja revitalizado, com ganhos para os programadores, mas também para a própria Apple, numa altura em que as vendas de iPhones estão a estagnar.

Desde 2008, quando surgiu a App Store, os programadores já ganharam mais de 40 mil milhões de dólares, sendo que um terço deste valor foi gerado apenas no último ano.

  • 333