exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Parity, uma plataforma para facilitar o acesso à energia solar

Parity pretende juntar investidores, instaladores e empresas interessadas em começar a poupar com a energia solar. O objetivo é facilitar a instalação e o financiamento.

  • 333

E se puder investir em energias renováveis e ganhar dinheiro com isso, sem sequer ter de instalar qualquer sistema em sua casa? E se conseguir obter financiamento muito mais facilmente para começar a poupar na conta energética da sua empresa? E se for bem mais fácil encontrar clientes para instaladores de painéis solares? A plataforma Parity pretende tornar tudo isto possível através da junção de investidores, instaladores e clientes.

Em declarações à Exame Informática, Nuno Brito Jorge confessou que «a ideia é antiga», mas que só agora conseguiu avançar «porque já existe quadro legal para o fazer». O CEO da Boa Energia, empresa que está a desenvolver a Parity, refere-se à legislação sobre financiamento colaborativo. Isto porque o plano da plataforma é apresentar projetos de implementação de sistemas de energia renovável aos investidores inscritos na plataforma. Segundo Nuno Brito Jorge, espera-se uma rentabilidade anual entre 3 a 5 porcento do capital investido, sendo que o valor mínimo para entrar deverá ser de apenas 50 euros: «queremos que as pessoas se sintam confortáveis, vejam os resultados e aumentem o investimento progressivamente».

Em www.goparity.com já estão abertas as inscrições para o registo dos utilizadores que queiram participar no desenvolvimento da plataforma Serão selecionados 150 pessoas entre os inscritos, que vão ser também «os primeiros a saber de todas as novidades e oportunidades de investimento». Em setembro a plataforma deverá começar a operar normalmente, com a apresentação dos primeiros projetos a financiar. A partir desta altura ficam também abertas as inscrições para projetos, instaladores e investidores.

  • 333