exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Brexit: «Um desastre para a ciência e para as universidades do Reino Unido»

As palavras de Stephen Hawking, em março, ganham agora uma grande relevância após os resultados do referendo de ontem.

  • 333

Exame Informática

JASON BYE

A sondagem feita em março pela revista Nature concluía que 83% da comunidade científica britânica queria continuar a pertencer à União Europeia. Nessa altura, foi publicada uma carta no The Times onde 150 membros da Royal Society alertavam para os perigos de uma saída do Reino Unido da União Europeia.

A carta, assinada por Stephen Hawking, destava, por exemplo, a facilidade em contratar o melhor talento europeu e o facto de a ciência Britânica ter aumentado exponencialmente devido aos maiores fundos provenientes da União Europeia.

A preocupação com o financiamento dos projetos científicos estará, agora, no centro das preocupações da comunidade científica britânica. De 2007 a 2013 o Reino Unido contribuiu com 5,4 mil milhões de euros para a investigação e desenvolvimento na União Europeia. Mas, durante o mesmo período, recebeu 8,8 mil milhões de euros para desenvolver projetos internos na área da investigação e desenvolvimento.

O The Verge avança ainda mais alguns números sobre as consequências que a saída do Reino Unido da União Europeia tem no desenvolvimento científico daquela nação.

Tem uma dúvida sobre tecnologia? Nós podemos ajudar. Envie um mail para consultorio@exameinformatica.impresa.pt

  • 333