exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Comissão Europeia prepara terceiro processo contra a Google

O serviço de publicidade AdWords deverá motivar um terceiro processo contra a Google na Comissão Europeia.

  • 333

Hugo Séneca

A novidade deverá chegar em julho: a Comissão Europeia está a preparar um processo de análise a um alegado abuso de posição dominante da Google no segmento da publicidade online. É o terceiro processo que o órgão executivo europeu lança contra a Google.

A Reuters, que avançou com a notícia com base em fontes anónimas, revela que o escrutínio dos peritos da Comissão Europeia deverá incidir sobre as práticas comerciais do serviço AdWords, da Google.

Há um primeiro sinal que indicia o lançamento de um terceiro processo contra a Google: a Comissão Europeia solicitou informação a operadores concorrentes sobre o serviço AdWords. A este pedido de informação junta-se o acompanhamento já tornado público que a Comissão Europeia tem vindo a fazer da evolução dos serviços que permitem patrocinar resultados de pesquisas relacionados com diferentes expressões ou palavras.

A Google já foi alvo de investigação da Comissão Europeia no que toca às práticas comerciais relacionadas com o Android e com a lojas de apps Play. No caso do AdWords e afins, a questão pode revelar-se um pouco mais delicada: cerca de 90% das receitas do grupo Alphabet (que reúne todas empresas e negócios criados pela Google) são provenientes da inserção de publicidade na Internet.

  • 333