exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Oracle tem de pagar três mil milhões de dólares à HP

O tribunal decidiu em 2012 que a Oracle seria culpada, mas só agora foi apurado o valor da indemnização de três mil milhões de dólares a favor da HP.

  • 333

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) considera que a Oracle não honrou o compromisso de continuar a desenvolver software para os chips de topo de gama Itanium. Em 2012, o tribunal considerou que a HP teria razão e a indemnização foi agora revelada: três mil milhões de dólares. A Oracle, noticia a BBC, já anunciou a decisão de recorrer deste montante.

A empresa especializada em software alega que, em 2011, acreditava que a linha Itanium estaria a chegar ao fim. A HP alegou que a decisão de deixar de fornecer o software para estes chips foi uma forma encontrada pela Oracle para “forçar” os clientes a optarem por hardware produzido pela Sun, uma empresa detida pela Oracle.

A Intel parou efetivamente de desenvolver os chips Itanium, mas só no final de 2012. A HP alega que a decisão da Oracle afetou o seu negócio e o tribunal reconheceu-lhe a razão, definindo agora que a Oracle terá de pagar a indemnização.

  • 333