exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Nos e Oeiras juntas numa plataforma de cidades inteligentes

Em breve, os profissionais e técnicos camarários de Oeiras deverão começar a gerir os diferentes equipamentos do município com aplicações de telemóveis

  • 333

Hugo Séneca

A Nos, o Município de Oeiras, e a Nova Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, assinaram esta quinta-feira um protocolo com vista ao desenvolvimento de uma plataforma de gestão urbana, que deverá levar ao desenvolvimento de apps que poderão ser usadas para potenciar a participação dos cidadãos e também a eficiência dos sistemas de gestão de água, eletricidade e resíduos.

O protocolo deverá ter por referência o trabalho já levado a cabo na Freguesia da Estrela em Lisboa. Monitorização dos fluxos citadinos a partir de dados anónimos extraídos pelas redes móveis, mapas que facilitam a gestão de ocorrências, ou ferramentas que permitem acompanhar os trabalhos de equipas municipais figuram entre as muitas funcionalidades que podem ser disponibilizadas em simples apps de telemóveis a técnicos e gestores camarários.

Paulo Vistas, presidente da Câmara de Oeiras, destacou o contributo que o protocolo agora assinado pode ter para a melhoria das condições de vida dos munícipes de Oeiras. Para a Nos o protocolo agora assinado pode reforçar a presença num segmento que se distingue por ser consumidor intensivo de telecomunicações.

Manuel Ramalho Eanes, administrador executivo da Nos, recorda que a futura plataforma de smart cities terá entre os principais atrativos «as experiências tecnológicas que facilitem a mobilidade e a eficiência energética».

  • 333