exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Tecnológicas prometem redes 5G se Europa enfraquecer neutralidade da Net

Um conjunto de 20 empresas de telecomunicações promete instalar redes 5G em toda a Europa até 2020 se a União Europeia ajudar a enfraquecer a lei da neutralidade da Net.

  • 333
Mas afinal como é que a Net consegue passar por aqui?

Mas afinal como é que a Net consegue passar por aqui?

O documento de sete páginas intitulado Manifesto 5G explica em detalhe o plano de instalação de redes 5G em toda a Europa. Em troca desta “benesse”, operadores como a Deutsche Telekom, Vodafone e BT, entre outras, pretendem que os governos não aprovem ou pelo menos enfraqueçam a lei da neutralidade da Net. O texto apresentado mostra as vantagens das redes 5G nos carros, serviços de saúde, segurança e construção de cidades inteligentes. As empresas envolvidas alertam que precisam de um «ambiente regulatório favorável» e que se evitem os «perigos» de ter políticas de Internet aberta, noticia o The Verge.

«Os investimentos em redes 5G podem ser adiados a não ser que os reguladores adotem uma postura firme a favor da inovação e a mantenham», escrevem as empresas.
As autoridades europeias e os reguladores estão a favor da lei que protege a neutralidade da Net e já se mostraram contra algumas alterações propostas no passado. Os fornecedores de serviços devem «tratar todo o tráfego de forma igual, sem discriminação, restrição ou interferência».

  • 333