exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Autoridades dos EUA prendem alegado fundador do KickassTorrents

O maior site de distribuição BitTorrent terá sido criado por Artem Vaullin. Agora, as autoridades federais dos EUA anunciaram a prisão do alegado fundador do site.

  • 333

Os procuradores dos EUA prenderam o ucraniano Artem Vaullin, alegado criador do site KickassTorrent, com as queixas de conspiração para violação de direitos de autor, conspiração para lavagem de dinheiro e duas acusações de violação de direitos de autor. Segundo as autoridades, o KickassTorrents (KAT) terá sido responsável pela distribuição de conteúdos pirata avaliados em mais de mil milhões de dólares. Vaullin foi preso na Polónia, mas as autoridades dos EUA pretendem a extradição rápida, noticia o ArsTechnica.

O KAT não aloja os ficheiros que violam os direitos de autor, mas fornece links para ficheiros .torrent e .magnet que podem ser usados para o download de conteúdos como séries de TV, filmes ou jogos.

O site conseguiu gerar receitas com anúncios publicitários na ordem dos 16 milhões de dólares por ano até 2016. A página estaria alojada em diferentes servidores em todo o mundo, mas estima-se que a operação tenha sido gerida a partir de Chicago durante três anos.