exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Huawei vs Samsung: batalha passa dos telemóveis para as patentes

A Huawei avançou com o primeiro processo judicial e agora a Samsung respondeu com a mesma moeda. Em causa estão patentes relacionadas com a tecnologia 4G.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A longa batalha judicial entre a Apple e a Samsung – que se processaram mutuamente ao longo dos anos – deu muito que falar e agora o fabricante sul-coreano já está envolvido noutra. Desta vez, com a Huawei. A marca chinesa foi, aliás, quem deu início às hostilidades.

Em Maio, a Huawei avançou com um processo judicial na China e nos Estados Unidos a acusar a Samsung de infringir patentes relacionadas com o 4G. Agora, a Samsung recorreu à mesma arma para retaliar e processou a concorrente na China por uma razão similar, revela a Reuters. Ainda não foram adiantados detalhes específicos sobre as patentes em causa.

Saliente-se que no processo instaurado pela Huawei, a empresa chinesa não pedia uma indemnização e, em vez disso, solicitava que se chegasse a um acordo de licenciamento em que ambas as partes pudessem tirar proveito das tecnologias criadas pelas duas companhias. De acordo com Lee Do-hoon, o analista consultado pela Reuters, o objetivo deste processo da Samsung é forçar a Huawei a chegar a acordo rapidamente. Contudo, o analista chama a atenção para o facto de que a principal razão por trás do processo da Huawei poderá ser um ganho de reputação, pois isso foi algo que a Samsung conseguiu quando enfrentou a Apple nos tribunais.

Recorde-se que, atualmente, a Samsung mantém a liderança no mercado de smartphones, enquanto a Huawei é o terceiro maior fabricante mundial.

  • 333