exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Snowden prepara aparelho para proteger iPhones

O ex-analista da NSA associou-se ao hacker Andrew “Bunnie” Huang para desenhar um acessório que protege a privacidade dos utilizadores de iPhone 6. Em breve, a dupla pretende ter acessórios compatíveis com outros smartphones.

  • 333

O Introspection Engine é um acessório que se conecta ao iPhone 6 e que mostra se a atividade do utilizador está a ser espiada. O aparelho monitoriza os vários componentes de rádio dentro do telefone e avisa se, em modo de avião, o iPhone continua a emitir informação. Desta forma, o utilizador recebe um aviso se a sua atividade estiver a ser “vazada” para as autoridades ou para cibercriminosos, explica o ArsTechnica.

Este periférico é um minicomputador, completamente independente e que tem o seu próprio ecrã e bateria para mostrar o estado do smartphone em tempo real.

A imagem que acompanha este artigo mostra um design conceptual do aspeto final do aparelho, mas a dupla ainda não divulgou publicamente como é que o Introspection Engine vai ser. O conceito foi apresentado durante o Forbidden Research do MIT Media Lab e Snowden e Bunnie pretendem ter um protótipo pronto a testar no próximo ano.

  • 333