exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

China apresenta o maior avião anfíbio

Uma empresa pública chinesa mostrou o AG600, o maior avião anfíbio, sensivelmente com o mesmo tamanho que um Boeing 737.

  • 333

O avião anfíbio vai ser usado para combater incêndios florestais e para realizar salvamentos marítimos. A China pretende continuar a desenvolver aeronaves, de forma a reduzir a sua dependência de fabricantes de outros países, neste setor, explica o The Guardian.

A Aviation Industry Corporation of China (AVIC) anunciou que este modelo tem capacidade para voar 4500 quilómetros e está preparado para aterrar ou levantar voo a partir de água. O AG600 mede 37 metros e tem uma envergadura de 39 metros, sendo mais pequeno que o Hercules H-4, desenvolvido na década de 1940 e que só voou uma única vez.

Este avião vai ajudar os chineses a explorar os recursos marítimos â sua volta e ajudar na competição que o país está a ter com o Japão, Vietname e Filipinas por estes recursos.

Nesta fase, o avião só deve ser usado em tarefas domésticas e já existem 17 ordens para a aeronave registadas até agora.

  • 333