exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google “cria” áudio 3D nos seus auscultadores

A Google quer melhorar a experiência da realidade virtual e decidiu apostar no áudio espacial, isto é, colocar cada som precisamente onde devia estar no espaço tridimensional.

  • 333

O Omnitone é a mais recente aposta da Google no que diz respeito ao som. O projeto é open source e procura recriar, o mais realisticamente possível, as condições de áudio em determinado cenário. A ideia é que, numa experiência de realidade virtual, o som pareça estar a vir dos mais variados sítios, explica a Popular Science, de forma o mais realística possível.

A plataforma Omnitone permite ouvir as coisas precisamente de onde elas viriam e, à medida que o utilizador vira a cabeça para um lado ou para outro, o espectro de som é ajustado. Se a experiência mostrar alguém a tocar violino atrás do utilizador, vai parecer que o som vem de trás, mas se o utilizador se virar para quem estiver a tocar o instrumento, o som passa a parecer que vem de frente.

A Google preparou dois exemplos para demonstração que podem ser encontrados em googlechrome.github.io/omnitone/#galleryhttp://googlechrome.github.io/omnitone/#gallery

  • 333