exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Os fatos de banhos inteligentes que ajudam a proteger contra raios UV

KEVIN RIJNDERS

A Vodafone mostra um exemplo do potencial da Internet das Coisas com fatos de banho, chapéus e malas que ajudam os utilizadores a prevenir queimaduras solares, impedir que as crianças se percam na praia e recuperar a bagagem perdida.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Biquíni, calções de banho, chapéu e mala são artigos essenciais para umas férias na praia e são também os artigos que a Vodafone tornou inteligentes ao abrigo da campanha Smart Summer. O objetivo é ajudar os utilizadores a protegerem-se contra os raios ultravioleta (UV), a manter a segurança das crianças na praia e a encontrar a bagagem perdida.

Assim, de acordo com comunicado de imprensa da Vodafone, o biquíni e os calções de banho estão equipados com sensores UV que detetam a exposição aos raios solares ao longo do dia. Estes produtos são emparelhados com o smartphone e uma aplicação notifica o utilizador quando este estiver demasiado tempo exposto à luz ultravioleta. Além disso, os fatos de banho incluem ainda um pequeno dispositivo na cintura e nas alças, que vibra como alerta.

Já o chapéu é pensado para crianças e contém um sensor UV, um dispositivo de localização de baixo consumo e um cartão SIM que envia um aviso para o smartphone dos pais quando a criança se afasta para além da distância predefinida.

Por fim, a mala tem incorporada tecnologia de localização que permite ao proprietário encontrar a bagagem perdida através do telemóvel.

Mas não pense que vai ver estes produtos à venda nas lojas. Contactada pela Exame Informática, a Vodafone esclarece que os itens da Smart Summer são uma prova de conceito, que visa «ilustrar o potencial da tecnologia Internet of Things (IoT)».

  • 333