exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple não tem de pagar 625 milhões a troll de patentes

A VirnetX obteve uma primeira vitória nos tribunais, mas agora um juiz anulou a sentença e ordenou a repetição do julgamento. A Apple não tem de pagar os 625 milhões de dólares, pelo menos, para já.

  • 333

A VirnetX é o que é conhecido por troll de patentes, basicamente empresas que registam patentes algo vagas ou compram patentes de outras marcas e que depois processam empresas por violação dessa propriedade intelectual. No caso em concreto, funcionalidades de VPN da Apple e o FaceTime estariam a violar quatro patentes da VirnetX e um juri do Texas decidiu a favor da empresa, condenando a marca da maçã a pagar 625 milhões de dólares de indemnização.

Agora, o juiz Robert Schroeder anulou a sentença e ordenou um novo julgamento para setembro, noticia o ArsTechnica. A decisão deste juiz é baseada na complexidade do caso e nas constantes referências a um caso anterior que opôs as duas empresas, o que poderá ter causado alguma confusão nos jurados.

Apesar de considerar que a decisão anterior, favorável à VirnetX, devia ter sido considerada também para este caso, Schroeder considerou que a repetição por demasiadas vezes, prejudicou a defesa.

O novo julgamento deverá começar em setembro deste ano.

  • 333