exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Autoridades nigerianas detêm suspeito de desvio de 60 milhões na Net

«Mike» tinha uma rede de 40 pessoas em África e na Ásia, contactos para lavagem de dinheiro, muitos cúmplices “duvidosos” e é o cérebro por trás de esquemas que desviaram mais de 60 milhões de dólares.

  • 333

A Interpol acredita ter detido o homem que orquestrou vários esquemas online e que convenceu uma pessoa a pagar-lhe 15,4 milhões de dólares. As acusações sobre Mike e outro cúmplica vão desde hacking, conspiração e obter dinheiro sob falsos testemunhos.

A rede coordenada por “Mike” é responsável por espalhar malware, conduzir várias fraudes e usar os contactos na China, Europa e EUA para lavar o dinheiro obtido ilegalmente, noticia o ArsTechnica.

Sabe-se que entre as vigarices perpetradas por esta rede havia esquemas românticos, onde um criminoso seduzia homens ou mulheres solitárias e os convencia a transferir grandes quantidades de dinheiro.

«Protocolos básicos de segurança como a autenticação de dois fatores e a verificação por outros meios antes de fazer transferências são essenciais para reduzir o risco de serem vítimas destes esquemas», alertou a Interpol, falando especificamente para as empresas afetadas.

  • 333