exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Drones: entregas de sangue e medicamentos avançam nos EUA

Depois do sucesso alcançado no Ruanda, a Zipline começou a dar o primeiro passo para a entrega de medicamentos e sangue em três estados dos EUA.

  • 333

Maryland, Nevada e Washington – são estes os três estados que vão inaugurar nos EUA um serviço de entrega de sangue e medicamentos através de drones. Os primeiros voos destes “drones clínicos” deverão descolar dentro de um ano. O projeto contempla ainda algumas reservas de nativos americanos

O serviço foi desenvolvido pela startup Zipline e pretende dar seguimento às experiências que têm sido levadas a cabo no Ruanda (no final de agosto, a distribuição de medicamentos e sangue por drone já deverá cobrir metade do país africano).

A Zipline tem vindo a testar a entrega de medicamentos com drones no Ruanda

A Zipline tem vindo a testar a entrega de medicamentos com drones no Ruanda

Keller Rinaudo, CEO da Zipline, explica como a startup criada em 2014 pretende converter o isolamento de uma população num potencial modelo de negócio, com propósitos sociais. «Há uma relação nítida entre a distância a que uma pessoa se encontra de uma cidade e a esperança de vida média. A nossa esperança é que este tipo de tecnologia permita resolver esse tipo desigualdades», adianta o responsável da Zipline, citado pelo The Verge.

Foi devido a um contacto da Casa Branca que a Zipline decidiu expandir a experiência levada a cabo nos EUA. O facto de as autoridades americanas terem já criado legislação que define o modo de uso dos drones também contribui para o lançamento do novo serviço. Ellumen, ASD Healthcare, e Bloodworks Northwest são as três empresas da área da saúde que se juntaram ao projeto para formar o pilar que faltava para que a distribuição de medicamentos, através de drones, arranque nos EUA.

  • 333