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Postos de carga rápida inaugurados hoje na autoestrada Lisboa-Algarve

A partir de hoje vai ser possível viajar entre Lisboa e o Algarve de veículo elétrico sem sair da autoestada e com um tempo de viagem semelhante aos dos veículos tradicionais.

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Posto de Carga Rápida na área de serviço do Pombal

Posto de Carga Rápida na área de serviço do Pombal

Hoje vão ser inaugurados seis Postos de Carga Rápida (PCR) para veículos elétricos nas áreas de serviço de Palmela (norte-sul), Alcácer do Sal (sul-norte), Aljustrel (ambos os sentidos) e Loulé (ambos os sentidos). São os primeiros de 50 que, segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), deverão ser instalados até ao final deste ano.

Considerando as distâncias entre os novos postos, é de esperar que a maioria dos automóveis elétricos e algumas motos possam fazer a viagem entre Lisboa e o Algarve em velocidades típicas de autoestrada parando uma ou duas vezes para cargas rápidas (regra geral, são precisos menos de 30 minutos para adicionar entre 100 a 150 km em carros compatíveis com estes postos).

Na realidade, para muitos utilizadores de veículos elétricos já é possível ligar Portugal de Norte a Sul, porque já existiam quatro PCRs na A1, que liga Porto a Lisboa, nas estações de serviço de Aveiras (dois sentidos) e Pombal (dois sentidos) – pode ver na nossa reportagem de Lisboa ao Porto de veículo elétrico.

Todos os PCRs públicos instalados em Portugal (ainda há um outro na A5, no sentido Cascais-Lisboa) são geridos pela Mobi.e, estão em áreas de serviço da Galp, foram produzidos pela Efacec e debitam uma potência de carga máxima de 50 kWh.

Cada um dos novos PCR é capaz de carregar até dois veículos em simultâneo, desde que um deles utilize o carregador AC (corrente alternada) e o outro utilize corrente DC (corrente contínua). A própria UVE recomenda que se evite a utilização destes postos durante o dia de hoje porque é previsível que estejam saturados o que leve a longos períodos de espera.

Por comparação, os Postos de Carga Nomal (PCN) mais vistos nas cidades portuguesas têm uma potência de carga de 3,68 kW, pouco mais do que a potência de carga obtida numa tomada comum, o que significa que normalmente são necessárias várias horas para carregar as baterias.

A UVE realizou um pequeno vídeo a explicar as diferenças entre tipos de carregamento, usando como exemplo os automóveis elétricos mais vendidos na Europa.

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