exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google na mira de Coreia do Sul e Rússia por violação da lei da concorrência

As autoridades russas multaram a Google em 6 milhões de euros por pré-instalar as apps da empresa nos telemóveis com sistema operativo Android. A Coreia do Sul iniciou agora uma investigação similar.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A entidade reguladora responsável pela concorrência na Coreia do Sul confirmou que está a investigar se a Google violou as leis do país. Não foram adiantados detalhes sobre o processo em curso, mas a Reuters revela que pode estar em causa o facto das apps da Google virem pré-instaladas nos smartphones com sistema operativo Android.

Recorde-se que, em Abril deste ano, a União Europeia tinha acusado a Google de abuso de posição dominante pela mesma razão, pois a decisão de pré-instalar estas aplicações nos terminais é considerada uma limitação para os consumidores e um obstáculo para os concorrentes.

Como se tudo isso não bastasse para dar uma dor de cabeça ao departamento jurídico da Google, a Rússia também decidiu multar a empresa em 6 milhões de euros pelo mesmo motivo. Neste caso, a decisão chegou depois de uma queixa feita pela Yandex, uma companhia que detém cerca de 60% de quota de mercado para as pesquisas feitas online em território russo.