exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Europa quer regular WhatsApp e Skype

A Comissão Europeia quer que a Microsoft e o Facebook sigam as normas aplicadas às operadoras de telecomunicações.

  • 333

As operadoras de telecomunicações há muito que pediam que a Google, a Microsoft e a Facebook tivessem de obedecer às mesmas regras e a Comissão Europeia parece ter dado ouvidos. A Reuters teve acesso a um documento onde se lê que serviços como o WhatsApp e o Skype terão de proteger os dados das comunicações e assegurar a segurança das redes. As operadoras de telecomunicações, por exemplo, não podem manter a localização e dados de tráfego dos utilizadores. «Ao contrário das operadoras, os OTT (baseados na web) são players globais a quem é permitido explorar comercialmente os dados de tráfego e de localização que são recolhidos», disse fonte da Orange.

Serviços como os do Facebook e da Google oferecem encriptação end-to-end, que impossibilita que os dados sejam descodificados, mesmo em situações de segurança nacional, o que não acontece com as operadoras “tradicionais“. A diretiva da Comissão Europeia propõe que esse tratamento diferenciado seja revisto. Os responsáveis do Facebook e da Google, por sua vez, defendem que essa encriptação defende os utilizadores e que a União Europeia não deve regular como são protegidos os dados.

Apesar de tudo, o documento da Comissão Europeia ainda será sujeito a várias revisões e o organismo está a receber as propostas de melhoria de todas as partes envolvidas.