exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Artistas portugueses podem ver utilização das suas músicas na rádio e TV

Empresa espanhola criou uma plataforma que estreia mundialmente a 1 de outubro e que permite aos artistas portugueses saberem quando as suas músicas passam na rádio ou na TV.

  • 333

A GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas, Intérpretes ou Executantes associou-se à BMAT, uma empresa de Barcelona, para a criação de um instrumento que permite facilmente ver como as músicas estão a ser usadas. A solução tecnológica baseia-se na adaptação do software Vericast.

O projeto vai ser lançado em Portugal e a empresa pretende que seja um showcase para outros mercados. A plataforma permite a «cada artista ficar a conhecer a utilização da música que criou, interpretou ou na qual participou como executante». Este controlo permite aos artistas obter um indicador objetivo para os montantes que irá receber pela utilização pública das suas músicas, explica o comunicado de imprensa.

Os intervenientes em cada criação musical vão ter acesso online ao número de vezes que essa música passou nas estações de rádio e TV monitorizadas, que são as principais em Portugal, praticamente em tempo real. O atraso na apresentação desta informação pode atingir uma hora.

Há seis gestores de reportório que estão disponíveis para esclarecer dúvidas dos artistas e ajudar a carregar no sistema toda a informação pertinente, mas a ideia é que qualquer pessoa o consiga fazer de forma transparente e facilmente verificável.

A GDA tem cerca de cinco mil cooperadores inscritos, ou seja, artistas que se inscrevem e que compram cinco títulos cooperativos no valor de 25 euros e que dão à entidade um mandato universal para cobrar os seus direitos em todo o mundo e mais 1300 administrados, que dão um mandato limitado para cobrar os direitos numa dada parte do mundo.

  • 333