exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vendas de smartphones: Samsung volta a aumentar vantagem sobre a Apple

O mercado global de smartphones registou uma subida de 4,3% no segundo trimestre. A Apple perdeu distância para a Samsung e viu a Huawei aproximar-se.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

As vendas mundiais de smartphones a utilizadores finais chegaram aos 344 milhões de unidades no 2º trimestre deste ano, o que representa um crescimento de 4,3% em relação ao período homólogo de 2015. Os números foram divulgados pela Gartner, mas a consultora salienta que a procura por telemóveis topo de gama abrandou, uma vez que os consumidores estão à espera dos lançamentos que ainda vão ocorrer neste segundo semestre.

A nível de fabricantes, a Samsung reforçou a liderança do mercado mundial. Segundo a Gartner, as séries Galaxy A e Galaxy J foram particularmente bem sucedidas no mercado chinês (que é especialmente importante pelo vasto número de consumidores que alberga) e o restante portefólio também foi bem recebido nos mercados emergentes.

Por sua vez, a Apple registou um trimestre de perdas, o que não só permitiu à Samsung aumentar a vantagem como ver as marcas chinesas Huawei, Oppo e Xiaomi – respetivamente, terceira, quarta e quinta maiores marcas a nível de vendas de smartphones – aproximarem-se.

Marca

Quota de mercado

Samsung

22,3%

Apple

12,9%

Huawei

8,9%

Oppo

5,4%

Xiaomi

4,5%

No que diz respeito a sistemas operativos em smartphones, o Android voltou a ganhar quota de mercado ao iOS – atualmente o SO da Google tem 86,2% e o da Apple tem 12,9%. O Windows possui 0,6%, enquanto o BlackBerry se fica pelos 0,1%.