exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

NASA quer entregar Estação Espacial Internacional a privados

Em dez anos, a ISS poderá passar para as mãos de uma empresa privada. A NASA pretende desenvolver os esforços em missões na órbita terrestre baixa.

  • 333

A confirmação chegou de Bill Hill, administrador da NASA para o desenvolvimento de exploração de sistemas. «O nosso desejo é entregar a exploração da Estação Espacial ou para uma entidade comercial ou para uma organização semelhante para que possamos continuar a nossa investigação em baixa órbita terrestre. Estimamos que aconteça em meados da década de 2020», disse Bill Hill, citado pelo The Verge. A parceria com privados vai ser essencial para manter o fluxo de investimento na ISS e mantê-la operacional, enquanto a NASA se concentra em outras missões, como a ida a Marte.

Estima-se que a ISS se mantenha funcional pelo menos até 2024 e a revelação de Hill coincide com a revelação da Administração Obama de reduzir a sua participação nesta missão à medida que a Estação envelhece.

A Boeing, principal empresa responsável pela construção da ISS, tinha planeado originalmente que a Estação duraria até 2015 e agora está a analisar se será viável mantê-la até 2028, quase o dobro da ideia inicial.

  • 333