exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung vai começar a vender smartphones recondicionados

Para o ano, o Galaxy S7 Edge pode ser bem mais barato. Mas já passou por outras mãos antes.

A Samsung vai começar a vender versões recondicionadas de telefones topo de gama. A Coreia do Sul e os EUA são mercados onde já no próximo ano vão ser oferecidos este tipo de planos.

  • 333

Uma fonte ouvida pela Reuters avança que a Samsung vai começar a vender terminais topo de gama recondicionados já em 2017. Não foram avançados preços (descontos nos telefones já usados), mas um dos planos que pode ser implementado implica uma subscrição de um ano para upgrades. Ou seja, quando sai um novo topo de gama, o utilizador pode recebê-lo sem custos adicionais. Para isso, o telefone que tem em seu poder terá de ser devolvido à Samsung que, em fábrica, o vai recondicionar e voltar a colocar no mercado.

Ainda não se sabe qual o desconto para estes terminais. A Apple que já tem planos deste tipo em vários mercados. No norte-americano, a subscrição mensal é de 32 dólares (aproximadamente, 28 euros) e o plano exige uma permanência de dois anos. A cada ano, o utilizador recebe um iPhone novo em troca do antigo. Desde que, claro, sejam respeitadas as regras contidas no acordo. Pode ver as condições deste programa aqui.

Voltando à Samsung, a Coreia do Sul e os Estados Unidos são os mercados, segundo a Reuters, que vão receber estes planos já no próximo ano.

Também não se sabe que tipo de recondicionamento será efetuado aos dispositivos. A bateria e o chassis devem ser substituídos. A reinstalação total de software, como é óbvio, será efetuada.

Segundo a Reuters, que cita a números da consultora Deloitte, o mercado de smartphones usados vai valer este ano 17 mil milhões de dólares. Um valor que representa 8% do total das vendas deste tipo de dispositivo.

A estratégia de ter topos de gama a preços mais competitivos pode ajudar a Samsung a enfrentar a concorrência chinesa que tem conseguido colocar telefones a preços mais competitivos.

  • 333