França e Alemanha querem acesso legal a dados encriptados facilitado

As forças de segurança vão ter acesso facilitado a dados codificados? A novela segue dentro de momentos
Carl Court, Getty Images
Os ministros do interior de ambos os países defenderam ontem na Comissão Europeia uma alteração à lei que protege as comunicações e os dados codificados. Pretendem que as forças de segurança possam aceder a essa informação descodificada de forma mais rápida.
Este é um assunto que se arrasta há bastante tempo na Europa e nos Estados Unidos. Por um lado, as entidades governamentais e de segurança exigem a descodificação das comunicações e dos dados contidos em equipamentos eletrónicos. Do outro, empresas como operadores de telecomunicações e, entre muitos outros, a Facebook, a Google e a Microsoft; defendem o direito de privacidade dos utilizadores e recusam-se a dar acesso aos dados.
Ontem, falando numa conferência de imprensa na Comissão Europeia, os ministros do interior da Alemanha e da França explicaram que pediram à Comissão Europeia que mude a lei que protege as comunicações e os dados codificados, forma a que as forças de segurança possam aceder de forma mais célere a essas informações.
O alemão Thomas de Maizière e o seu congénere francês, Bernard Cazeneuve, querem ver estas propostas discutidas já no próximo mês numa reunião a decorrer na Comissão Europeia.
Ambos os países foram alvo de ataques terroristas no último ano o que justifica esta iniciativa para acelerar o acesso a essas informações. Aliás, o Whatsapp terá sido uma das plataformas de comunicação utilizada pelos terroristas que efetuaram o ataque num bar de Paris e nos dias que se seguiram ao atentado
Na conferência de imprensa foi referido que os acessos a estes dados serão sempre no âmbito de investigações criminais. Esta não é a primeira vez que a Comissão Europeia exerce pressão sobre as empresas do setor para um acesso mais facilitado a dados codificados.
Relacionados
-
NSA espia firewalls da Cisco há anos
BenignCertain é o nome da ferramenta que permitiu à NSA espiar tráfego encriptado que passasse por firewalls da Cisco.
-
Europa quer regular WhatsApp e Skype
A Comissão Europeia quer que a Microsoft e o Facebook sigam as normas aplicadas às operadoras de telecomunicações.
-
Google na mira de Coreia do Sul e Rússia por violação da lei da concorrência
As autoridades russas multaram a Google em 6 milhões de euros por pré-instalar as apps da empresa nos telemóveis com sistema operativo Android. A Coreia do Sul iniciou agora uma investigação similar.
-
Gameiro Marques é o novo líder do Gabinete Nacional de Segurança
O novo líder do GNS é formado pela Escola Naval e conta com um mestrado em engenharia eletrotécnica e de computadores. Nos anos 1990, destacou-se no desenvolvimento e manutenção de software para as fragatas da Marinha.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários