Entre a data de estreia, a 19 de agosto, e 1 de setembro já foram reportados 35 casos de smartphones Galaxy Note7 com baterias defeituosas, que fazem derreter os terminais durante o período de carregamento. A Samsung confirma que ordenou a suspensão das vendas deste modelo de smartphone. A recolha das máquinas que já foram comercializadas nos diferentes mercados também vai avançar durante as próximas semanas.
Em Portugal, o lançamento estava agendado para dia 9 de setembro. Não se sabe ainda qual o atraso que esta estreia deverá registar. A meados de agosto, a Samsung informou que as pré-vendas tinham esgotado.
«No que toca aos consumidores que já têm dispositivos Galaxy Note7, vamos substituir voluntariamente estes dispositivos por outros nas próximas semanas», refere o comunicado que a Samsung começou a disponibilizar no respetivo site internacional.
O comunicado da Samsung Portugal revela ainda que já foram tomadas medidas para os consumidores portugueses que, eventualmente, tenham optado por comprar Galaxy Note7 no estrangeiro antes da estreia nacional, a 9 de setembro: «Recomendamos que os clientes entreguem os equipamentos nas lojas em que os tenham adquirido, ou em qualquer Centro de Assistência Samsung. Para mais informação sobre este processo, os clientes deverão contactar a Linha Azul da Samsung (808 20 72 67)».
A marca sul-coreana confirma ter detetado «um problema nas células das baterias» e refere ainda que está a investigar o caso junto de fornecedores, a fim de apurar quais as baterias afetadas que já poderão ter seguido para o mercado, integradas nos dispositivos que foram vendidos nas últimas semanas.
O Galaxy Note7 foi desenhado a pensar no segmento profissional. Além do ecrã de maiores dimensões (5,7 polegadas), conta com uma Pen e autenticação biométrica através de um sensor de reconhecimento da íris.