exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Google suspende Projeto Ara

Google. Depois dos Nexus 6 e Nexus 9, a Google terá de se esforçar um pouco mais para mostrar alguma novidade no MWC. O Project Ara poderá ser a tal carta na manga que a gigante da Internet poderia apresentar em Barcelona. O telemóvel modular que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos tempos tem potencial para iniciar uma revolução nos telemóveis, mas como todas as máquinas à frente do seu tempo também se arrisca a um flop.

Os primeiros smartphones modulares chegaram a estar prometidos aos programadores para o Outono, mas a Google decidiu não avançar com o projeto. Contudo, mostra-se disponível para trabalhar no conceito com parceiros.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

O Projeto Ara foi ambicioso desde o início: a ideia era criar um smartphone modular, em que o utilizador poderia trocar com facilidade diferentes componentes (câmaras, baterias, altifalantes, etc.) Agora a Reuters avança que a Google (ou, neste caso, a Alphabet, para sermos mais precisos) suspendeu o projeto.

Quando foi anunciado, o Ara gerou entusiasmo por se acreditar que podia contribuir para uma maior longevidade e personalização dos smartphones, além de que serviria igualmente para reduzir o desperdício eletrónico. Contudo, na prática, originava terminais com um design pouco apelativo e caros de produzir. Além disso, entretanto, fabricantes como a LG (com o G5) e a Lenovo (com o Moto Z) já colocaram no mercado smartphones modulares.

Recorde-se que, no evento da Google para programadores em Maio deste ano, foi anunciado que as primeiras edições destes telemóveis seriam disponibilizadas no Outono.

Contudo, as fontes da Reuters revelam que a Google está disponível para trabalhar com parceiros para trazer a tecnologia do Projeto Ara ao mercado. Em causa deverão estar acordos de licenciamento.

  • 333