exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Blackberry e Samsung preparam tablet à prova de espiões

As duas tecnológicas estão a colaborar para criar um tablet que não possa ser espiado. Os primeiros “clientes” são organismos oficiais e agências de informação da Alemanha.

  • 333

A Blackberry anunciou que está a trabalhar com a Samsung para endurecer a segurança de um tablet Galaxy Tab S2 para as agências governamentais alemãs que lidam com informação sensível. À luz das revelações de Snowden e de tudo o que tem vindo a público sobre os métodos de atuação da NSA e de hackers russos, por exemplo, as autoridades alemãs preocuparam-se em manter as suas actividades secretas a salvo de espiões. Assim, solicitaram a criação de um tablet seguro e a Samsung, juntamente com a Blackberry, responderam ao apelo.

De acordo com a Reuters, a empresa canadiana está a contribuir com a tecnologia de encriptação e com soluções como o Blackberry Secusmart. Assim, os dados armazenados no tablet e tudo o que for transferido para o aparelho pode ser mantido secreto. Por outro lado, a Samsung contribuiu com o tablet Galaxy Tab S2 e com a solução Knox para proteger os conteúdos.

Ainda não se conhece o valor que as autoridades alemãs pagaram por este serviço, nem se o tablet vai ser disponibilizado para outros clientes.

  • 333