exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

NSA tem base de espionagem no Reino Unido

Os documentos revelados por Snowden continuam a surpreender: a agência de espionagem norte-americana tem uma base no Reino Unido, disfarçada de instalação para a Royal Air Force.

  • 333

A base de Menwith Hill Station, MHS, fica em North Yorkshire no Reino Unido. A instalação aparece no papel como sendo uma base da Royal Air Force, mas há muito que tem suscitado o interesse de jornalistas, protestantes e até terroristas. Agora, os documentos de Snowden revelados pelo The Intercept mostram que se trata de uma base da NSA, usada para espiar comunicações de satélite e outras ligações sem fios de todo o Mundo, noticia o Engadget.

Tudo indica que há duas grandes formas de espionagem: a FORNSAT para as ligações entre satélites estrangeiros e a OVERHEAD para monitorizar as chamadas telefónicas e os sinais Wi-Fi.

Apenas num período de 12 horas em maio de 2011, a NSA conseguiu recolher mais de 335 milhões de metadados, com informações como o remetente e o destinatáriode um email, os números de telefone ligados e as horas das chamadas.

Os dados recolhidos servem para alimentar um programa chamado GHOSTHUNTER, desenhado para localizar suspeitos «assim que se ligam à Internet», lê-se num dos links divulgados pelo The Intercept.