exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

McAfee volta a mudar de mãos: Intel vende 51% da empresa

A empresa que a Intel comprou por 7,7 mil milhões de dólares há 5 anos foi agora avaliada em 4,2 mil milhões. O negócio deverá estar concluído no segundo trimestre do próximo ano.

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Em 2011, a Intel adquiriu a McAfee por 7,7 mil milhões de dólares (cerca de 6,8 mil milhões de euros) e agora vai vender 51% da empresa à TPG, uma firma de investimento. Os números que envolvem o negócio não são imediatamente percetíveis: o spin-off atribui um valor total de 4,2 mil milhões de dólares à nova companhia – 2,2 mil milhões de valor em capital e mais 2 mil milhões em dívida –, pelo que a TPG irá pagar 1,1 mil milhões pelos 51% e assumir o valor da dívida.

A Intel continuará a deter 49% na nova empresa, que se chamará simplesmente McAfee, refere a Reuters. Recorde-se que, em 2014, a unidade que trabalhava a McAfee tinha mudado de nome para Intel Security. Aliás, refira-se que o plano inicial da Intel passava por integrar a tecnologia de segurança da McAfee nos seus chips e reforçar a presença no segmento de segurança empresarial, mas acabou por não ser particularmente bem-sucedida. A isto junta-se o facto do mercado de PCs, onde a McAfee tinha uma base considerável de utilizadores, ter estagnado ou decrescido nos últimos anos.

O negócio deverá estar finalizado no segundo trimestre do próximo ano. Chris Young, atual diretor geral da Intel Security, será nomeado CEO da nova empresa.

  • 333