exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Jeff Bezos anuncia foguetão para competir com SpaceX

A corrida ao espaço continua a atrair empresas privadas. O CEO da Amazon, através da Blue Origin, mostrou o seu foguetão também reutilizável.

  • 333

O New Glenn vai ter duas versões que permitam à Blue Origin concorrer com a SpaceX e com outras empresas interessadas na corrida ao espaço. «O New Glenn está desenhado para lançar satélites comerciais e transportar humanos para o espaço», afirmou Jeff Bezos, citado pela Reuters. A Blue Origin pretende construir uma estação de lançamento e instalações de testes na Base da Força Aérea do Cabo Canaveral, nos EUA e a fábrica de foguetões no Kennedy Space Center da NASA.

O motor usado pelo New Glenn vai ser fornecido também à United Launch Alliance, uma parceria da Lockheed Martin e da Boeing. A primeira abordagem da Blue Origin vai passar por lançar um New Glenn e fazê-lo regressar intacto à Terra, de forma a que possa ser reutilizado. Recorde-se que a SpaceX já realizou operações semelhantes com sucesso por seis vezes: dois regressaram a terra e quatro aterraram numa plataforma no mar. A sétima tentativa da SpaceX ficou marcada pela explosão a dois dias do lançamento.

  • 333