exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple pagou 118 milhões de dólares em impostos devidos no Japão

As autoridades japonesas apuraram que uma subsidiária da Apple tinha mais de 118 milhões em impostos atrasados. O pagamento já foi feito.

  • 333

Uma das subsidiárias da Apple no Japão foi condenada a pagar impostos sobre dinheiro que já tinha sido canalizado para fora do país, num complexo esquema que envolve várias empresas. Grande parte da propriedade intelectual da Apple é detida por duas subsidiárias na Irlanda e, sempre que, por exemplo, se compram conteúdos do iTunes, as subsidiárias do país onde estamos têm de ceder parte da receita a essas duas empresas. É o caso do Japão, onde a iTunes K. K. teria de ceder parte dos seus lucros a uma empresa detida pela Apple na Irlanda.

A escolha por este país europeu deve-se a outro complexo esquema aí montado que fazia com que a empresa tivesse de pagar poucos impostos. No entanto, a legislação japonesa estipula que qualquer empresa tem de pagar cerca de 20% de imposto sobre os royalties pagos a qualquer empresa estrangeira. E é aqui que entra o pagamento de 118 milhões que a iTunes K. K. teve de fazer ao governo japonês, explica o Engadget.

Recorde-se que há seis anos a empresa foi condenada a pagar 318 milhões de euros em Itália e descobriu-se agora que tem de regularizar também 13 mil milhões de euros na Irlanda.

  • 333