exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Usar pulseira de fitness não ajuda a emagrecer

Um estudo com 471 participantes durante dois anos concluiu que os que usam pulseira de fitness não emagrecem tanto quanto quem não tem o gadget.

  • 333

Exame Informática

O estudo conduzido por John Jakicic, na Universidade de Pittsburgh, identificou 471 pacientes com excesso de peso e vontade de emagrecer. «Julgo que temos de ter um pouco mais de cautela e não pensar só que basta adicionar tecnologia e esperar por melhores resultados», explica Jakicic, citado no Ars Technica.

Os pacientes envolvidos tinham em média 95 quilos e vontade de emagrecer. Nos primeiros seis meses do estudo, seguiram uma dieta com poucas calorias, mantiveram um plano de fitness e monitorizaram todo o progresso. Depois, um grupo recebeu uma pulseira de fitness que ajudava a contar os passos, monitorizar a atividade física e emitia alertas. O outro grupo, durante os 18 meses, manteve-se num plano menos tecnológico, ou seja, tinham apenas de registar a atividade num site. Em média, o grupo que não tinha a pulseira perdeu 5,5 quilos, enquanto quem usou o gadget perdeu 3,6 quilos.

Não é avançada qualquer razão que faça com que quem usou a pulseira tenha perdido menos peso. Uma teoria é que estes pacientes se tenham mexido e exercitado mais, acabando por ficar com mais fome e comer mais. Jakicic explica que o mais importante é que se realizem mais estudos que apresentem conclusões mais sólidas.

  • 333