Carro autónomo da Google envolvido em acidente

O que acontece quando um humano não respeita o sinal vermelho? Desta vez, foi a vez do Lexus adaptado pela Google descobrir.
O cruzamento entre a rua El Camino Rea e a Avenida Phyllis, em Mountain View, assistiu na sexta-feira a um dos mais aparatosos acidentes de que há registo com automóveis autónomos da Google: um carro convencional, guiado por um motorista de carne e osso, não respeitou um sinal vermelho e acabou por colidir com um Lexus que havia sido adaptado pela gigante da Internet no âmbito do desenvolvimento de carros autónomos.
Apesar de ter sido necessário chamar o reboque, não houve ferimentos nem vítimas a registar, informa a BBC.
Não é a primeira vez que ocorre um acidente com carros da Google. A larga maioria das colisões está relacionada com o facto de os veículos de teste da marca americana se deslocarem a velocidades reduzidas, ou pararem em cruzamentos. O que origina colisões na retaguarda dos carros da Google.
A Google refere que o carro autónomo ainda terá detetado o carro que não respeitou o sinal vermelho, mas a travagem, que foi ativada tanto pelo piloto automático como pelo motorista de testes, já não conseguiu evitar o choque.
«O nosso semáforo estava verde, pelo menos, seis segundos antes do nosso carro entrar no cruzamento. Milhares de acidentes acontecem nas estradas dos EUA, e passar o sinal vermelho é a principal causa de choques em ambiente urbano nos EUA. O erro humano está diretamente relacionado em 94% das colisões, e é por querermos tornar as nossas estradas mais seguras que estamos a desenvolver tecnologia totalmente autónoma», informa a Google em comunicado.
Relacionados
-
SpaceX começa a testar motor para ir a Marte
Elon Musk confirmou o primeiro teste com o motor propulsor do veículo espacial que a SpaceX quer levar a Marte. O primeiro voo poderá ser efetuado em 2018.
-
Here: em 2017, os carros vão partilhar vídeos de trânsito
A Here pretende lançar o primeiro serviço de localização e navegação que tem em conta os dados captados por diferentes sensores incorporados em milhões de carros.
-
Estado da Califórnia obriga site IMDB a remover idade de atores
É um dos mais populares repositórios de informação sobre filmes. Agora, se um ator assim quiser, não vai ser possível ver a idade dos protagonistas.
-
Acidente leva Suíça a suspender programa de autocarros autónomos
Um pouco por todo o mundo, estão a ser testados veículos autónomos. Na Suíça, o programa com autocarros foi suspenso depois de um acidente.
Em destaque na Homepage
-
-
-
-
-
-
O projeto ESUS promete fazer o que ninguém fez até agora: desenvolver um dispositivo que caracteriza com precisão a extensão e a tipologia de uma catarata num olho humano. O primeiro produto poderá chegar aos consultórios dentro de três anos
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Mais de 30 tecnológicas, incluindo Microsoft e Facebook, assinaram um acordo em que se recusam a ajudar qualquer governo que tente encetar ciberataques.
-
-
-
-
-
Anacom anuncia novas regras para a portabilidade dos números de telemóvel
17.04.2018 às 14h13
Comentários