exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Here: em 2017, os carros vão partilhar vídeos de trânsito

A Here pretende lançar o primeiro serviço de localização e navegação que tem em conta os dados captados por diferentes sensores incorporados em milhões de carros.

  • 333

A Here está a preparar o lançamento de um pacote de quatro serviços que vão permitir a troca de informação de trânsito entre veículos e condutores. O novo serviço vai estrear em 2017 na Alemanha, informa a Reuters.

No final do ano passado, o serviço de mapas Here ganhou apoiantes de peso com a entrada da BMW, da Daimler e da Volkswagen no capital da empresa, que foi adquirida por um valor total de 2,8 mil milhões de euros. Com estes acionistas, a Here ganhou o salvo-conduto para figurar nos manómetros e tabliers dos carros das três gigantes do fabrico de automóveis e evitou uma fragmentação que poderia dificultar as comunicações sem fios entre os veículos.

Há mais um fator que pode ajudar a fazer a diferença face aos tradicionais serviços de navegação e localização para automóveis: o Here vai passar a lidar com dados relativos ao uso dos travões, dos limpa-para-brisas, faróis, e câmaras e outros sensores que já se encontram integrados nos diferentes veículos.

Toda estes pacotes de informação serão partilhados pelos diferentes veículos – e no limite permitirão ver no ecrã do tablier as imagens de uma fila que foi filmada por um carro que se encontra alguns quilómetros mais à frente.

Com esta solução, a Here pretende elevar a fasquia no que toca à informação captada pela “multidão”, para prestar serviços com maior grau de precisão. Além de um projeto à escala nacional, as comunicações entre automóveis poderão vir a revelar-se úteis para o futuro desenvolvimento de veículos autónomos.

  • 333