exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

EUA investem cem milhões em base para drones em África

Os norte-americanos consideram que os drones são essenciais para combater o Boko Haram e outros grupos armados e vão investir numa base temporária.

  • 333

Exame Informática

A base para drones vai ficar localizada em Agadez e servirá de hub centralizado de vigilância do Boko Haram e de outros grupos terroristas conotados com a Al Qaeda. «Agadez tem a localização central e ideal para a recolha ISR (de intelligence, surveillance e reconnaissance)» dizem as autoridades dos EUA, citados pela Reuters.

Esta base foi solicitada pelo governo do Níger e vai ser controlada pelo comando africano dos EUA. Sabe-se que a base vai ficar localizada junto a instalações militares dos EUA em Agadez. As informações recolhidas por estes drones serão depois partilhadas com os aliados Nigéria, Chade e Mali.

  • 333
  • Jardim do Cabeço das Rolas, Aterros de Carnide e Beirolas, Lispólis, Laboratório Nacional de Engenharia Civil e Quartel dos Sapadores Bombeiros de Chelas. O que têm em comum? Ficam todos em Lisboa – e todos vão passar a albergar os primeiros cinco espaços de experimentação do cluster Lisboa Robotics, que foi apresentado sexta-feira por responsáveis da Câmara Municipal de Lisboa.